Como os benefícios corporativos tiveram origem no sindicato

21 de janeiro de 2022Por Siembra Beneficios0

Em um contexto de transformações nas necessidades do mercado, empresas que se atualizam conseguem se manter em destaque em relação à concorrência. Uma das mudanças mais importantes é o aumento da cobrança por condições de trabalho mais humanizadas. Por isso, organizações dos mais diversos setores vêm se preocupando em melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores.

Uma das maneiras de oferecer um ambiente profissional mais humano é através dos benefícios corporativos. Descubra como surgiram os benefícios corporativos e entenda quais as vantagens desse tipo de recompensa para os trabalhadores e para as empresas.

O que são benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos são vantagens que a sua empresa pode oferecer para os trabalhadores para aumentar o nível de satisfação com o ambiente de trabalho e evitar a evasão de talentos. Esse tipo de recompensa é extremamente vantajoso tanto para os trabalhadores quanto para as empresas.

São exemplos de benefícios corporativos:

  • Cursos e treinamentos
  • Plano de saúde e odontológico
  • Auxílio na mensalidade escolar
  • Vale alimentação e refeição
  • Telemedicina
  • Seguro de vida

Os benefícios corporativos surgiram inicialmente nos Estados Unidos durante a década de 1970. Com as necessidades da Segunda Guerra Mundial, houve uma séria escassez de mão de obra. Na época, os salários eram controlados pelo governo federal, por isso os sindicatos encontraram nos benefícios uma nova forma de atrair e manter trabalhadores. Assim, essas recompensas foram criadas para contornar as restrições impostas pelo estado para bonificação dos empregados.

Hoje, os benefícios corporativos podem ser negociados em convenções coletivas de trabalho ou CCTs. O sindicato laboral e o sindicato patronal, que defendem respectivamente os interesses dos empregados e  dos empregadores, devem entrar em acordo para definir as regras trabalhistas de cada categoria.

Especialmente em tempos de crise como na pandemia do Covid-19, as convenções coletivas são uma forma de encontrar soluções vantajosas tanto para as empresas quanto para os funcionários.

Apesar das CCTs serem subordinadas à legislação trabalhista vigente, é importante destacar que desrespeitar os acordos realizados nas convenções pode gerar bastante dor de cabeça para sua empresa. Funcionários que se sentirem prejudicados podem abrir processos judiciais que causam grandes prejuízos financeiros e afetam negativamente a imagem da sua empresa com o público.

Como os benefícios corporativos impactam na vida do trabalhador

De maneira geral, os benefícios corporativos podem transformar o relacionamento do funcionário com a empresa. Veja na prática como as recompensas impactam na vida do trabalhador.

1. Aumento de poder econômico

A primeira e mais óbvia vantagem das recompensas corporativas é o aumento do poder econômico do trabalhador. Através dos benefícios, os colaboradores têm acesso a comodidades sem a necessidade de tirar dinheiro do próprio bolso. Os planos de saúde e odontológico, por exemplo, podem consumir uma grande parcela do salário do trabalhador.

2. Oportunidade de desenvolvimento intelectual

Através dos benefícios, o trabalhador tem mais oportunidades de desenvolvimento intelectual. Desse modo, é possível aprimorar suas habilidades profissionais e interpessoais, o que otimiza a produtividade e aumenta a qualidade das entregas, resultando em cada vez mais feedbacks positivos.

3. Sentimento de realização profissional

Quando a recompensa é adequada ao esforço realizado, os trabalhadores tendem a sentir-se mais realizados profissionalmente. Isso é importante para que os funcionários sejam motivados a crescer e se desenvolver na sua área de atuação.

4 vantagens dos benefícios corporativos para as empresas

Além das vantagens para o trabalhador, os benefícios corporativos podem fazer muito bem para as empresas. Confira a seguir:

1. Melhora na qualidade de vida no trabalho

A qualidade de vida no trabalho é um conjunto de aspectos que desenvolve uma atmosfera favorável para o alto desempenho dos colaboradores. Criar um ambiente profissional saudável é um investimento. Funcionários com alto nível de satisfação com a empresa são mais motivados, mais produtivos e menos propensos a problemas de saúde relacionados ao estresse e à ansiedade.

Além dos benefícios corporativos, o gerenciamento de processos também pode aumentar a qualidade de vida no trabalho. Para saber mais, leia nosso artigo.

2. Aumento da produtividade

De fato, funcionários que recebem boas recompensas são mais motivados a produzir. Mas não é somente assim que os benefícios corporativos aumentam a produtividade.

Quando a empresa investe na capacitação e no treinamento da equipe, os profissionais se desenvolvem e aprimoram suas habilidades na área. Isso resulta em mais agilidade para realizar tarefa e em um aumento na qualidade das entregas.

3. Aumento na captação e retenção de talentos

Se a sua empresa tem dificuldade em captar e reter profissionais capacitados, os benefícios corporativos podem ser uma mão na roda para contornar esse problema.

Oferecer plano de saúde, cursos, treinamentos, entre outros benefícios é uma forma de valorizar os funcionários do seu time. Empresas que se preocupam com a satisfação dos colaboradores são mais propícias para receber candidaturas de pessoas qualificadas nos processos seletivos, além de conseguir reter os bons profissionais com os quais já contam.

4. Fortalecimento da marca com os consumidores

É fato que os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre os valores e as políticas das organizações. Quando más condições de trabalho são expostas nas redes sociais, por exemplo, o público rapidamente se prontifica a atacar a instituição responsável. Isso gera uma crise de marca e mancha a imagem da sua empresa com os consumidores.

Por isso, quando falamos que oferecer benefícios corporativos pode fazer a sua empresa se destacar entre a concorrência, não falamos apenas entre os profissionais da área. Estamos em uma era em que as pessoas querem consumir valores mais humanos. Assim, empresas que não são capazes de oferecer um ambiente profissional de qualidade perdem vendas para a concorrência.

Gostou deste conteúdo e quer oferecer benefícios para seus colaboradores? Saiba quais são os benefícios corporativos que você pode oferecer na sua empresa.

Responda

Seu endereço de e-mail não será publicado. Ítens com * são obrigatórios.

https://siembrabeneficios.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Logotipo.png

A Siembra é uma Gestora de Benefícios com expertise em estruturar e viabilizar a implantação de produtos e serviços junto ao Setor Sindical.

A Siembra é uma Gestora de Benefícios com expertise em estruturar e viabilizar a implantação de produtos e serviços junto ao Setor Sindical.

Redes Sociais

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e ofertas exclusivas.

    https://siembrabeneficios.com.br/wp-content/uploads/2021/05/selo.png

    Copyright 2021. Siembra Benefícios. Todos os Direitos Reservados.

    Copyright 2019. Bold Themes. All rights reserved.

    bt_bb_section_top_section_coverage_image