Benefícios corporativos: entenda um pouco mais.

21 de maio de 2021Por Siembra Beneficios0

Benefícios corporativos são vantagens que uma empresa disponibiliza aos seus colaboradores, com a intenção de aumentar o nível de satisfação com a empresa e reter talentos, como convênios médicos e odontológicos, vale alimentação ou refeição, descontos em livrarias, lojas, academias, farmácias e muitos outros.

Os benefícios corporativos são cada vez mais importantes no ambiente de trabalho, pois contribuem para a atração e retenção de talentos. A adoção desses benefícios pode tornar os colaboradores mais motivados e as equipes mais unidas. Afinal, a valorização é o caminho para o sucesso.

Para que isso ocorra, esses benefícios devem ser realmente voltados para as necessidades dos funcionários, fazendo com que sua criação seja pensada prioritariamente neles.

No entanto, é preciso lembrar que o pacote de benefícios corporativos deve estar sempre alinhado com as estratégias da empresa.

Existem empresas que ainda hoje acreditam que não é necessário manter um bom pacote de benefícios. Elas não poderiam estar mais erradas!

Essas vantagens são a diferença entre o sucesso e fracasso para muitas empresas, já que negócios que não dão boas condições de trabalho para seus colaboradores, têm dificuldade de manter seus principais talentos.

No entanto, montar uma boa cartela de benefícios corporativos não é nada fácil. É necessário muito planejamento, dedicação e, principalmente, comunicação com os colaboradores e visão de mercado.

Mas não se preocupe, vamos lhe ajudar nessa tarefa! Quer saber como? Então, continue lendo e saiba tudo sobre benefícios corporativos que vão além de um bom salário.

O que são benefícios corporativos?

O primeiro passo para criar benefícios atraentes é saber o que são e como funcionam. Os benefícios corporativos são vantagens que uma corporação, ou seja, uma empresa privada, oferece aos seus colaboradores com a intenção de incentivar a permanência na empresa ou atrair novos talentos.

Os benefícios corporativos vão além de um bom salário. São práticas que focam no bem-estar do ambiente de trabalho ao entender que ele pode possuir outras necessidades que vão além do sucesso financeiro.

Alguns exemplos de benefícios corporativos que podemos citar como exemplo são:

  • assistência médica;
  • participação nos lucros;
  • vale-alimentação;
  • vale-refeição;
  • parcerias comerciais;
  • vale-transporte;
  • horários flexíveis.

Esse tipo de incentivo ajuda a fidelizar o trabalhador e aumentar a produtividade no ambiente de trabalho, já que um trabalhador satisfeito é, sem dúvidas, um colaborador mais motivado a entregar resultados.

Por isso, os benefícios corporativos vêm se tornando cada vez mais indispensáveis em qualquer ambiente empresarial.

Por que os benefícios corporativos são importantes?

A competição do mercado fez com que os setores de RH se reinventassem, oferecendo diariamente novas alternativas para reter seus talentos e atrair novos profissionais.

Dentro dessa estratégia para reter e atrair talentos, estão os benefícios corporativos. Eles são diferenciais que as empresas oferecem aos seus profissionais para mantê-los motivados e, consequentemente, reduzir as taxas de turnover.

Os chamados benefícios corporativos surgem como um atrativo a mais, além dos salários, para os colaboradores e vêm para atender às diversas necessidades que eles possuem.

A gestão de RH já enxerga os benefícios corporativos como essenciais para competir de igual para igual com as melhores empresas do mercado.

Os gestores que vislumbram além da proposta salarial para garantir vantagens aos profissionais estão um passo à frente!

E para os colaboradores, um bom plano de benefícios corporativos faz toda a diferença na hora de aceitar ou não uma vaga. Uma pesquisa recente da Catho mostrou que mais de 40% dos profissionais empregados valorizam um pacote de benefícios atrativo.

Entre os benefícios corporativos mais comuns e valorizados pelos colaboradores estão a assistência médica, participação nos lucros, vale transporte e vale-refeição.

Mas o papel desses benefícios não se restringe apenas à atração de novos funcionários. Eles também são uma ótima maneira de manter os colaboradores motivados e com a produtividade alta.

Quais são as vantagens dos benefícios corporativos?

Você acha que benefícios corporativos são positivos apenas para os colaboradores que os recebem? A resposta é não! Os benefícios também podem ser muito vantajosos para as empresas que os oferecem.

E acredite se quiser, essas vantagens para as empresas vão muito além da satisfação de manter seus colaboradores trabalhando contentes. Confira algumas delas a seguir:

Engajamento de funcionários

A primeira vantagem e, provavelmente, a mais importante é a motivação dos funcionários por meio da adoção de bons benefícios corporativos.

Ao escolher o set de benefícios corretos, é certo de que seus colaboradores ficarão mais satisfeitos, menos estressados e até mesmo terão mais energia para produzir no trabalho.

Por isso, é importante prestar bastante atenção ao que seus colaboradores precisam, já que o engajamento só é alcançado quando os benefícios são condizentes com as necessidades dos colaboradores.

Recrutamento e seleção

Uma das vantagens de um pacote de benefícios corporativos é certamente a atração de mais pessoas competentes e engajadas para a empresa. Isso porque os profissionais sempre estão em busca de vagas que oferecem muito mais do que simplesmente um bom salário.

Por isso, criando benefícios como auxílio-estudos, descontos em lojas e outros, é possível atrair os profissionais mais qualificados e engajados do mercado que com toda certeza, serão colaboradores em busca de evolução profissional.

Imagem da empresa

Outro aspecto positivo de investir em benefícios corporativos é melhorar a employer branding, ou seja, a imagem da empresa. Esse é um dos aspectos que farão os colaboradores gostarem de trabalhar na organização, fator muito importante para se destacar no mercado.

No entanto, esse não é o único fator que afeta a imagem da empresa, outras questões como cultura e clima organizacional e qualidade do atendimento ao cliente também são essenciais para uma visão positiva da empresa.

Retenção de talentos

Reter talentos não é uma tarefa fácil. No entanto, um bom pacote de benefícios corporativos pode ajudar a manter os colaboradores valorizados e com um bom desenvolvimento profissional.

Assim, o funcionário se sente motivado e não procurará emprego em outras empresas. Esse tipo de vantagem ajuda também a diminuir a rotatividade dentro da organização, o que cria um ciclo positivo de mudanças.

Crescimento da empresa

Como resultado de todas essas vantagens, não é surpresa que a adição de benefícios corporativos para o trabalhador ajude no crescimento da empresa. Funcionários engajados e mais motivados tornam qualquer ambiente de trabalho mais produtivo!

Além disso, empresas com maior estabilidade e melhor satisfação interna ganham destaque perante as outras, possibilitando que cresçam também aos olhos do público externo. Ou seja, o crescimento acontece de forma interna e externa.

Responda

Seu endereço de e-mail não será publicado. Ítens com * são obrigatórios.

https://siembrabeneficios.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Logotipo.png

A Siembra é uma Gestora de Benefícios com expertise em estruturar e viabilizar a implantação de produtos e serviços junto ao Setor Sindical.

A Siembra é uma Gestora de Benefícios com expertise em estruturar e viabilizar a implantação de produtos e serviços junto ao Setor Sindical.

Redes Sociais

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e ofertas exclusivas.

    https://siembrabeneficios.com.br/wp-content/uploads/2021/05/selo.png

    Copyright 2021. Siembra Benefícios. Todos os Direitos Reservados.

    Copyright 2019. Bold Themes. All rights reserved.

    bt_bb_section_top_section_coverage_image
    × Chame no WhatsApp