As dúvidas mais comuns sobre o VR e VA

19 de agosto de 2019Por Siembra Beneficios0

Muitas empresas que ainda não migraram para esses benefícios populares podem não ter feito por um motivo simples: falta de conhecimento sobre o assunto.

Para ajudar a resolver isso, abaixo resgatamos algumas das questões mais pesquisadas para que você fique por dentro de tudo a respeito sobre ambos os benefícios!

Concessão de mais de um benefício

Empresas podem oferecer VR e VA, sim, ou apenas um deles. Como destacamos, a amplitude na oferta pode ser algo realmente agregador para a reputação da sua organização, embora não seja uma regra.

Valor mínimo de depósito

No geral, não existe nada na legislação trabalhista que delimite um mínimo ou um teto para o depósito desse tipo de benefício.

No entanto, cabe o planejamento estratégico da empresa para entender qual é a média de gastos das pessoas com alimentação, nos arredores onde a mesma está localizada, e com alimentos.

Isso permite a composição de um benefício que sirva, suficientemente, para suprir as necessidades do colaborador sem que ele tenha que complementar, mensalmente, com o próprio salário.

Descontos no salário

Embora não exista um valor mínimo de desconto na folha do profissional, a legislação regulamentou um teto para o desconto: não pode ser superior a 20% da remuneração do funcionário.

Assim, mesmo os descontos simbólicos se tornam, de fato, um benefício que não interfere na renda mensal do colaborador.

Outro ponto de atenção é a concessão do VR e VA em casos específicos, como em férias, licenças e afastamentos. E isso tem a ver com a política da empresa, não tendo nada previsto em lei que determine  continuidade — ou não — do benefício nessas situações em particular.

A implementação do VR e VA na empresa

Para implementar o VR e VA — ou apenas um deles —, o primeiro passo consiste em pesquisar pelo tipo de benefício que melhor vai atender ao perfil dos colaboradores.

Em seguida, faça uma pesquisa de mercado e identifique quais são as melhores prestadoras de serviços nesse tipo de gestão de benefícios. Como resultado, a transição vai ser facilitada, simples e até econômica.

No entanto, vale a dica: pense no que os seus colaboradores necessitam. Isso vai nortear facilmente a decisão entre escolher entre VR e VA ou mesmo na disponibilidade dos dois entre os pacotes de benefícios da sua empresa.

E quando surgir a dúvida se ainda vale a pena oferecer VR e VA para seus funcionários, basta avaliar a quantidade de vantagens que esses benefícios podem trazer a sua empresa, daí, com toda certeza a resposta para essa questão será positiva: sim, ainda vale a pena!

Responda

Seu endereço de e-mail não será publicado. Ítens com * são obrigatórios.

https://siembrabeneficios.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Logotipo.png

A Siembra é uma Gestora de Benefícios com expertise em estruturar e viabilizar a implantação de produtos e serviços junto ao Setor Sindical.

A Siembra é uma Gestora de Benefícios com expertise em estruturar e viabilizar a implantação de produtos e serviços junto ao Setor Sindical.

Redes Sociais

Cadastre-se e fique por dentro de todas as novidades e ofertas exclusivas.

    https://siembrabeneficios.com.br/wp-content/uploads/2021/05/selo.png

    Copyright 2021. Siembra Benefícios. Todos os Direitos Reservados.

    Copyright 2019. Bold Themes. All rights reserved.

    bt_bb_section_top_section_coverage_image
    × Chame no WhatsApp